Categorias
Destaque 1

Dia Nacional de Luta nesta quinta 24 em defesa do Saúde Caixa

Nesta quinta-feira 24 de maio os empregados da Caixa realizarão o Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa, reagindo ao desmonte do plano de saúde promovido em duas frentes pelo governo golpista de Michel Temer e Henrique Meirelles: pela alteração estatutária ocorrida em dezembro, que limitou o teto do custeio a 6,5% das folhas de pagamento e de proventos, e ainda pela Resolução nº23 da CGPAR, que retira o direito ao plano de saúde na aposentadoria, impede a adesão de novos empregados, aumenta significativamente o custo do plano para os empregados e retira a possibilidade do detalhamento do plano no Acordo Coletivo de Trabalho.

A Resolução CGPAR nº23 atinge todas as empresas públicas federais – os bancos públicos Caixa, BB, Banco da Amazônia, BNB e BNDES -, além de outras empresas como Petrobras, Correios e Eletrobras. Assinada em janeiro por Eliseu Padilha, que, além de notório réu em processos por improbidade administrativa, envolvimento em esquemas de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e caixa dois, também é ministro da Casa Civil de Temer, a Resolução CGPAR nº23 é uma das faces do golpe, que retira direitos dos trabalhadores com o objetivo de preparar as empresas públicas para a privatização.

Em outubro, quando a Caixa tentou negociar o teto do custeio em troca da manutenção do formato de custeio atual apenas até janeiro de 2019, o EnFrente foi contrário à aceitação da proposta por entender que a desvinculação da negociação do Saúde Caixa da Campanha Nacional dos Bancários era um grave erro de estratégia. Aquela negociação não foi levada a cabo, haja vista que a Caixa retirou a proposta em novembro e instituiu unilateralmente em dezembro o teto no estatuto.

Reafirmamos a importância da manutenção do detalhamento do Saúde Caixa no ACT e nos moldes atuais, garantindo ativos e aposentados. Os empregados devem lutar durante a Campanha Nacional deste ano tanto contra o teto estatutário do custeio quanto contra a implementação do desmonte do plano promovido pela Resolução nº23 da CGPAR.

O Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa promovido unitariamente pelo movimento sindical e pelas entidades associativas dos empregados da Caixa é um momento importante de esclarecimento e mobilização em torno desse objetivo. Dessa forma, conclamamos todos os empregados e aposentados da Caixa a participar dos atos e atividades que serão realizados nesta quina 24. Nenhum direito a menos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *