Categorias
Destaque 1 Destaques Notícias

Como agências conservadoras norte-americanas espalham o neoliberalismo pela América Latina

O site The Intercept, dirigido pelo jornalista norte-americano Glenn Greenwald, ganhador do Prêmio Pulitzer, publica extensa reportagem sobre o trabalho subterrâneo de agências e grupos de think thank norte-americanos financiados por grandes empresários e até pelo governo dos EUA, com destaque para a Atlas Network (Rede Atlas), que se espalham pela América Latina para combater o pensamento de esquerda, arregimentar seguidores e promover o neoliberalismo na região.

No Brasil, vários grupos que participaram das convocações dos movimentos de rua pelo impeachment de Dilma Rousseff recebem apoio dessa rede, principalmente o MBL (Movimento Brasil Livre).

Só um aviso anterior. A reportagem, assinada por Lee Fang, emprega o termo “libertários” no sentido usado pelos ideólogos neoliberais, mas que na prática significa o oposto: o direito de o capital usar todo o seu poder, sem freios de qualquer espécie, para aumentar a exploração e a concentração da riqueza.

Leia o texto no The Intercept: Esfera de influência: como os libertários americanos estão reinventando a política latino-americana

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *