Categorias
Notícias

Bancários pedem apoio a deputado gaúcho a projeto que revoga a CGPAR 23

Os diretores do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre Ademir Wierderkehr (também secretário de Imprensa da CUT-RS), Caroline Heidner e Paulo Roberto Stekel reuniram-se nesta quinta-feira 2 de agosto com o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS) para pedir apoio ao Projeto de Decreto Legislativo de Sustação de Atos Normativos do Poder Executivo (PDC) 956/2018, de autoria da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), que tramita na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), da qual ele é membro.

O PDC 956/2018 pretende revogar a Resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), que traz sérios prejuízos aos planos de saúde dos funcionários das empresas públicas federais.

Os dirigentes, todos membros do EnFrente, entregaram ao deputado documento assinado pelo SindBancários, pelo Sindipetro/RS e pela CUT/RS, no qual destacam que a Resolução CGPAR 23 representa um brutal ataque aos planos de saúde de autogestão, como Saúde Caixa (Caixa), Cassi (Banco do Brasil), além dos demais bancos federias, AMS (Petrobras) e Postal Saúde (Correios), alterando o formato de custeio dos planos, rompendo os pactos de solidariedade e intergeracional, proibindo a adesão de novos empregados, retirando o direito de os trabalhadores manterem o plano de saúde na aposentadoria e proibindo o detalhamento dos planos nos acordos coletivos de trabalho, dentre outros prejuízos.

Citaram como exemplo o Saúde Caixa, que é superavitário, consta detalhado para ativos e aposentados no ACT, mas que agora, na Campanha Nacional dos Bancários 2018, o banco se limitou a dizer na mesa de negociação que aplicará a resolução e que não irá negociar nem manter o detalhamento do plano no acordo coletivo.
O deputado manifestou seu apoio ao PDC 956/2018. Disse que os empregados da Caixa têm uma colega muito especial, a deputada Erika Kokay, a qual classificou como uma “guerreira na defesa dos trabalhadores”. O deputado Boh Gass prontamente solicitou na CTASP a relatoria do projeto, para que tenha trâmite ágil e favorável aos trabalhadores.

“Saímos do encontro muito satisfeitos e animados com a iniciativa do deputado, que sem dúvida se torna um aliado fundamental na defesa dos planos de saúde de autogestão das empresas públicas federais”, afirma Caroline Heidner, empregada da Caixa e diretora do SindBancários.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *